NÚMERO DE TELEFONE

+1 (407) 866-8733

E-MAIL

abc@studyworkus.com

Pesquisar
Close this search box.

Como trabalhar LEGALMENTE com o visto de estudante F1 nos Estados Unidos durante 5 anos ou mais?

Muito se comunicou por anos que estudantes nos USA não podem trabalhar legalmente. Essa afirmação tem razão, porém, apenas para cursos de línguas em geral.

Existe sim uma maneira rápida, prática e até razoavelmente barata – considerando o custo/benefício – na qual estudantes podem trabalhar legalmente em período integral , fora do campus, a partir do primeiro dia de curso  e inclusive ficar trabalhando LEGALMENTE nos Estados Unidos por até 3 anos,  após o término do curso. Estamos falando de cursos de graduação e mais especificamente de pós-graduação, e tal autorização se dá através do instituto CPT e OPT.

Os estudantes que querem trabalhar legalmente nos EUA têm a opção de fazer um curso de graduação ou pós-graduação, e muitos cursos inclusive oferecem bolsas parciais para brasileiros atingindo valores de aproximadamente 600 dólares por mês (após a concessão de bolsas parciais). 

Estes cursos dão autorizações especiais, tudo legalmente autorizado tanto pela faculdade quanto pela USCIS, através do instituto CPT e OPT, as quais permitem que os alunos trabalhem fora do campus, em tempo integral e mesmo depois da conclusão dos seus estudos no país.  O OPT nada mais é do que uma maneira de você devolver ao país o que aprendeu e ainda adquirir experiência na sua área de atuação.

Muitos cursos desses são encontrados em áreas bem abrangentes e a melhor recomendação é que façam áreas mais gerais, como Gestão, para que possa aproveitar as habilidades, existindo também áreas mais específicas como Gestão na área da Saúde, na área de Tecnologia de Informação, Gerenciamento de Projetos, Empreendedorismo, dentre outros.

Esta é uma ótima forma para aqueles que desejam aproveitar sua experiência acadêmica nos EUA e, ao mesmo tempo, ter um emprego legal no país. 

O processo é relativamente simples, rápido e barato comparado a faculdades de primeira linha, pois aqui o que consta é a experiência prática – o que torna esta alternativa atraente para muitos estudantes. Além disso, tal alternativa oferece a chance de interagir com outras culturas e ampliar seu conhecimento dos Estados Unidos. Por fim, o trabalho dado pelo CPT/OPT pode fornecer experiência profissional relevante na área escolhida, além de um título de mestre ao final dos cursos que duram em média 1 ano e 8 meses. 

Tal opção se torna também extremamente atraente para os que já concluíram o curso de inglês no país e desejam estudar algo mais específico voltado para a área. 

Portanto, se você é um estudante que deseja trabalhar legalmente nos EUA, considere a possibilidade de fazer um curso de pós-graduação ou mestrado . É uma ótima maneira para juntar experiência acadêmica e profissional enquanto estuda no exterior.

O CPT (Curriculum Praticioning Trainning) não é um estágio comum, pois não tem limites de valores de recebimento e requer um fundo educacional para seu desenvolvimento. É possível trabalhar remuneradamente ou de forma voluntária, contribuindo para a área principal do seu curso. Se você estiver fazendo um curso de gestão, por exemplo, isto amplia sua possibilidade de contribuição para várias áreas da empresa. Assim, o CPT permite que você vivencie a realidade de sua área de formação, gerando resultados significativos para o seu futuro profissional.

O CPT para o F1 é uma certificação oficialmente reconhecida pelo governo, que contribui para destacar as habilidades adquiridas durante o programa e também fornecer informações atualizadas sobre a qualificação exigida no mercado atual. Esta certificação também pode abrir portas para novas experiências e desenvolvimento profissional. Em resumo, o CPT é uma ferramenta valiosa para aprimorar o currículo e alcançar os objetivos profissionais desejados. Se você está interessado em participar deste programa, verifique se sua universidade oferece este tipo de treinamento! 

Algumas escolas incluem o CPT no curriculum escolar o que torna o trabalho obrigatório e o DSO da Faculdade pode autorizar esse trabalho a partir do primeiro dia de curso, apenas alguns Colleges que estão devidamente autorizados pelo governo detém essa possibilidade.

Portanto, o CPT (Curricular Practical Training) não requer autorização da USCIS, mas é necessário que o DSO (Conselheiro de Serviços a Estudantes) da escola avalie e autorize.

Já o OPT (Optional Practical Training), por outro lado, significa treinamento prático opcional e pode ter durações diferentes. Na maioria dos casos, pode durar até um ano; no entanto, em cursos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a autorização para trabalhar com o OPT pode ser estendida até 36 meses. Note que a lista de cursos STEM é extensiva e está no site da imigracao (USCIS) com mais de 300 tipos de cursos.  Por isso, é importante que você conheça as particularidades de cada programa antes de colocar em prática seu plano de treinamento profissional nos Estados Unidos. 

Importante salientar que caso o estudante faça o CPT por mais de 12 meses full time (período integral) ele perde o direito do OPT. A solução que encontramos seria fazer 12 meses de período integral, mais 8 meses de período part time (meio período) e dessa maneira o estudante poderá usufruir normalmente do OPT durante os 3 anos seguintes da graduação.

Ao aplicar para o OPT também seria válido ressaltar que o estudante pode pedir essa autorização em até 90 dias antes do término do curso. No primeiro ano o OPT pode inclusive ser feito em sua própria empresa (caso o estudante seja acionista em uma empresa) e não requer que você tenha já o empregador para aplicação da autorização.

Certifique-se que você esteja familiarizado com os requisitos e restrições vinculadas à participação no CPT e no OPT para garantir que você possa obter a autorização necessária para trabalhar nos EUA. Se tiver quaisquer dúvidas, entre em contato com o DSO da sua escola para ter mais informações. 

Mantenha-se atento às regras e diretrizes de ambos os programas (CPT e OPT) para garantir que seu trabalho seja devidamente autorizado nos Estados Unidos. Em caso de qualquer alteração na regulamentação ou nas restrições aplicáveis, certifique-se de obter as permissões corretas, contactando o DSO da sua escola. 

Portanto, nota-se que sim, é possível o estudante trabalhar normalmente, fora do campus em trabalhos na sua área é totalmente possível ficar no país por 5 anos recebendo remuneração e ganhando experiência internacional para tanto para trabalhar nos Estados Unidos com CPT ou OPT, é importante que você conheça as particularidades de cada programa e assegure-se de estar cumprindo todos os requisitos exigidos pela lei. Se tiver dúvidas sobre qualquer parte destes procedimentos, não hesite em contactar o DSO da sua escola para obter mais informações. 

Para saber mais sobre parcerias e como conseguir uma bolsa de estudos para instituições americanas que aprovam o CPT desde o primeiro dia entrem em contato conosco.

Referências e legislação vigente:

https://www.ice.gov/sevis/practical-training

https://studyinthestates.dhs.gov/sevis-help-hub/student-records/fm-student-employment/f-1-curricular-practical-training-cpt

https://www.uscis.gov/i-9-central/complete-correct-form-i-9/completing-section-1-employee-information-and-attestation/foreign-academic-students

https://internationalcenter.umich.edu/students/f1-students/cpt

https://egov.uscis.gov/processing-times/

https://oiss.yale.edu/immigration/f-1-students/employment/optional-practical-training/overview-of-opt-application-process/processing#:~:text=The%20average%20USCIS%20processing%20time,could%20be%20longer%20or%20shorter.

https://www.uscis.gov/working-in-the-united-states/students-and-exchange-visitors/optional-practical-training-opt-for-f-1-students

https://www.ice.gov/sites/default/files/documents/stem-list.pdf

https://www.nafsa.org/_/file/_/amresource/8cfr2142f.htm

https://www.ice.gov/sevis/schools/reg

https://www.ecfr.gov/current/title-8/chapter-I/subchapter-B/part-214